Das histórias nascem histórias

Das histórias nascem histórias
um poema visual de Fernanda Fragateiro

terça-feira, 19 de março de 2013

ao avô


 
"A relação entre avós e netos é muito importante e só traz benefícios. Sem ela, perdemos muito. Os avós são uma espécie de pais que já foram promovidos, como no exército, quando nos chamam e nos dizem, Sr. Carlos, foi promovido a tenente. Com os avós acontece o mesmo, só que não recebem medalha alguma.
A convivência entre duas gerações distintas é essencial, devido aos diferentes conhecimentos, pois ambas se podem ensinar.
Um avô é alguém que toma conta de nós, e nós também tomamos conta dele. Se esta relação não existir é como se se tivesse apagado o passado com um pano molhado, por isso não devemos molhar a cara aos nossos avós. Um avô húmido é um avô estragado!
Quando estamos com alguém mais velho, alguém que já viveu a sua vida e dos filhos, alguém que conhece o mundo melhor do que outro ser qualquer, se estivermos com eles ganhamos essa sabedoria, como se fôssemos ligados um ao outro e os avós transferissem a sua sabedoria para nós, mas num ficheiro comprimido, que ao longo dos anos vamos abrindo.

Mas, a melhor de todas as coisas é quando o avô nos dá um abraço, uma abraço como não existe outro, quentinho, aconchegado e com tanto sentimento que até temos de abrir a boca para que consiga entrar, e para não ficarmos de boca aberta, ali parados, aproveitamos para dizer “adoro-te”.
Por isso mesmo, ter um avô é como ter um doce, mas que acaba. Por isso, aproveitemos ao máximo. E lembrem-se: os avós odeiam não receber medalhas na promoção.

                                                                                                                             Ao Avô…
Nº de palavras: algumas, suficientes. "

(Afonso, 21 de fevereiro de 2013, composição no teste de Português, 8º ano)

Sem comentários:

Enviar um comentário