Das histórias nascem histórias
um poema visual de Fernanda Fragateiro
Mostrar mensagens com a etiqueta manhãs. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta manhãs. Mostrar todas as mensagens
quarta-feira, 4 de maio de 2011
como ser um explorador do mundo
Foi com um pé de partida nos três cantos que o três manos têm viajado por um mundo de música por descobrir. Primeiro, cada um dos protagonistas dos Cantos: o Sérgio, o Zé Mário (por quem, como Gambozinos, têm um carinho muito especial, sobretudo o A., que o conheceu pessoalmente no lançamento do Com quatro pedras na mão) e ainda o Fausto.
E, depois, como as canções são como as cerejas, vieram os Deolinda e a Adriana Calcanhoto, porque agora os discos e dvd's cá de casa saltaram todos para fora dos armários e andam espalhados pelo chão.
E cantam, e dançam, e decoram letras, e comentam, e acompanham com baterias improvisadas e guitarras electricamente invisíveis e... quase não querem ir para a escola porque lhes interrompe a sessão musical das sete da manhã!
É bom ter filhos assim, com quem se cantam as nossas canções.
terça-feira, 22 de junho de 2010
feira do livro
No sábado, fomos à feira do livro, depois de tomarmos um lanche matinal na belíssima Ateneia.
Não bastando a Avenida dos Aliados não ter uma única árvore, ou seja, um único palmo de sombra, os expositores das barraquinhas foram certamente concebidos para povos nórdicos ou então para equipas de basquetebol.
Quer isto dizer que passei o tempo todo com o F. ao colo, salvo quando ele descobriu que conversar com polícias é uma actividade de enorme interesse. Não sei o nome do senhor agente, mas prestou um grande serviço ao F. e às minhas costas! Ah, e eu fiquei a saber que ainda há polícias que preferem o Winnie de Pooh aos modernos e horríveis Gormitis (falamos de desenhos animados na televisão, claro!), o que é sempre entusiasmante.
Como temos aquele vício frenético de frequentar livrarias, a feira não nos mostrou nada de muito novo.
Por isso, à parte os Geronimos Stiltons a preço mais proporcional ao tempo de leitura dos manos, o F. comprou apenas dois livros:
Este...
Eu, por mim, fiquei-me por uma onda mais didáctica, agora que estou a um saltinho da grande apresentação dos trabalhos dos meus alunos inspirados em Klimt.
O pai, infelizmente, está doente e não pôde ir connosco. Ele teria certamente muito mais livros para comprar, mas pelo menos o F. leu-lhe os dele.
Não bastando a Avenida dos Aliados não ter uma única árvore, ou seja, um único palmo de sombra, os expositores das barraquinhas foram certamente concebidos para povos nórdicos ou então para equipas de basquetebol.
Quer isto dizer que passei o tempo todo com o F. ao colo, salvo quando ele descobriu que conversar com polícias é uma actividade de enorme interesse. Não sei o nome do senhor agente, mas prestou um grande serviço ao F. e às minhas costas! Ah, e eu fiquei a saber que ainda há polícias que preferem o Winnie de Pooh aos modernos e horríveis Gormitis (falamos de desenhos animados na televisão, claro!), o que é sempre entusiasmante.
Como temos aquele vício frenético de frequentar livrarias, a feira não nos mostrou nada de muito novo.
Por isso, à parte os Geronimos Stiltons a preço mais proporcional ao tempo de leitura dos manos, o F. comprou apenas dois livros:
Este...
E este...
Dois livros muito bonitos, com aqueles detalhes tão importantes como, para o primeiro, poder e dever virar-se de pernas para o ar e, para o segundo, poder ser facilmente transformado num fabuloso livro para colorir.Eu, por mim, fiquei-me por uma onda mais didáctica, agora que estou a um saltinho da grande apresentação dos trabalhos dos meus alunos inspirados em Klimt.
O pai, infelizmente, está doente e não pôde ir connosco. Ele teria certamente muito mais livros para comprar, mas pelo menos o F. leu-lhe os dele.
segunda-feira, 17 de maio de 2010
à luz da sombra
Na sexta-feira, enquanto o papa se passeava pelas ruas do Porto, os meus três filhos estavam em Serralves com a escolinha. Vieram encantados com a exposição de Lourdes Castro/Manuel Zimbro.
O F. explicou:
- A Lourdes Casca não 'tava lá. Só 'tava a senhora, a Filipa (a guia da visita).
Ontem, fui guiada pelo V. na minha primeira (segunda deles) visita à exposição, com o F. sempre a mostrar-me os recantos do museu. Foi fantástico ouvir as explicações do V. sobre cada obra. Nunca tive um guia tão emocionado, bem informado e emocinante, também!
As minhas obras preferidas são, claro, os lençóis bordados...
Mas fiquei fascinada pelo herbário de sombras e pelos trabalhos de Zimbro.
Ver exposições também através dos olhos deles é ainda mais bonito que vê-las só com os meus próprios olhos!
O F. explicou:
- A Lourdes Casca não 'tava lá. Só 'tava a senhora, a Filipa (a guia da visita).
Ontem, fui guiada pelo V. na minha primeira (segunda deles) visita à exposição, com o F. sempre a mostrar-me os recantos do museu. Foi fantástico ouvir as explicações do V. sobre cada obra. Nunca tive um guia tão emocionado, bem informado e emocinante, também!
As minhas obras preferidas são, claro, os lençóis bordados...
Mas fiquei fascinada pelo herbário de sombras e pelos trabalhos de Zimbro.
Ver exposições também através dos olhos deles é ainda mais bonito que vê-las só com os meus próprios olhos!
quarta-feira, 24 de março de 2010
quando as coisas bonitas nos batem à porta, pela manhã
Depois de uma das muitas idas à prateleira-de-baixo (obrigada, Sal, pelas lições de vida), não resisti e ontem eles vieram bater-nos à porta, às 8h30m da manhã: esta é, sem dúvida, a melhor hora para receber livros novinhos, embrulhados num misterioso cartão! Desta vez, os livros eram todos para eles. Ou melhor, o pretexto tinham sido eles...
Por £26.63 (portes incluídos) desempacotámos 3 livros e 2 DVDs. Alguma coisa deve estar errada com o preço dos bems culturais no nosso país!
Este foi o primeiro a aparecer e aquele por que me apaixonara imediatamente...
e como não tenho, em princípio, nada contra a multimodalidade desde que tenha qualidade...
Por £26.63 (portes incluídos) desempacotámos 3 livros e 2 DVDs. Alguma coisa deve estar errada com o preço dos bems culturais no nosso país!
e como não tenho, em princípio, nada contra a multimodalidade desde que tenha qualidade...A seguir, este vinha mesmo a pretexto da matéria das aulas de inglês do A.
e ainda me entusiasmei com mais um Roald Dahl em DVD para ver se eles se habituam a ouvir histórias em inglês e não achar estranho. É que as dobragens vieram estragar o encanto dos originais e, além disso, não ajudam nada a ser poliglota.Estamos todos felizes! E acho que já os convenci de que devemos ver muito para além do que se traduz e edita por cá.
Adormeceram os três ao som de Lost and Found. Porque a amizade traz bons sonhos!
quinta-feira, 4 de março de 2010
É PROIBIDA A ENTRADA A QUEM NÃO ANDAR ESPANTADO DE EXISTIR
O sol trouxe os amigos. A Sarita, ontem. A Emília, hoje.
Há alturas em que me sinto um iman. As pessoas bonitas vêm colar-se a mim, sem lhes pedir e sem que peçam nada.
A Emília, eu e a Sarita somos três gerações de uma escola que já ninguém mais vai conhecer.
Uma escola pública em que a vida era mais importante que o resto e, por isso, amarravam-se fios em volta de pessoas como nós.
E a única que ficou no sistema fui eu...
A vida é irónica, para quem ouviu ler As aventuras de João sem medo pela voz doce da Emília!
Há alturas em que me sinto um iman. As pessoas bonitas vêm colar-se a mim, sem lhes pedir e sem que peçam nada.
A Emília, eu e a Sarita somos três gerações de uma escola que já ninguém mais vai conhecer.
Uma escola pública em que a vida era mais importante que o resto e, por isso, amarravam-se fios em volta de pessoas como nós.
E a única que ficou no sistema fui eu...
A vida é irónica, para quem ouviu ler As aventuras de João sem medo pela voz doce da Emília!
Subscrever:
Mensagens (Atom)








